GM suspende entrega do Onix Plus e fará recall por causa de incêndios. Saiba a causa do problema!

MOTOR- Saiba o parecer técnico enviado pela Chevrolet ao Ministério da Justiça para justificar o problema





A GM anunciou à sua rede concessionária na tarde desta quarta-feira (6) que fará um recall do Chevrolet Onix Plus por causa do incêndio de uma unidade do sedã no Maranhão, noticiada por QUATRO RODAS na última segunda-feira (4).

O recall é apresentado como sendo motivado por uma falha no software de gerenciamento do motor, e gerou até a suspensão das vendas do modelo. Só que a falha também afeta componentes mecânicos.





Obtivemos com o Ministério da Justiça e Segurança Pública o esclarecimento oficial enviado pela fabricante ao governo sobre o caso. E ele envolve quebra de componentes do motor como pistão, biela e até o bloco, que geram um vazamento de óleo nas partes quentes, ocasionando então o incêndio.




Veja na íntegra:

“A General Motors do Brasil (GMB), em cumprimento aos artigos 2º e 3º da Portaria MJ nº 618/19, vem, respeitosamente, informar esta Autoridade que recebeu em 5 de novembro de 2019 informações de que os veículos Onix Plus 2020 podem apresentar uma condição de defeito na calibração do software que pode, em alguns casos, causar vazamento de óleo no compartimento do motor. Se o vazamento de óleo ocorrer e o óleo entrar em contato com componentes do motor funcionando em alta temperatura, poderá gerar um incêndio. Com base nas informações disponíveis, este defeito parece manifestar-se principalmente quando o veículo está em baixa rotação, em ambientes de altas temperaturas e condições áridas, e possivelmente em combinação com o combustível de baixa qualidade.

As informações recebidas pela GMB até a presente data, indicam que o defeito na calibração do software dos veículos pode fazer com que ocorra uma condição de pré-ignição em determinadas situações. Se o defeito se manifestar, esta condição de pré-ignição poderá aumentar a pressão e a temperatura na câmara de combustão do motor, causando degradação no topo do pistão. Esta condição pode levar a quebra do pistão e sua biela de conexão e consequentemente causar quebra do bloco do motor. Se o bloco do motor quebrar, o óleo pode vazar e entrar em contato com os componentes do motor quente.”



A Chevrolet determinou a suspensão das entregas do novo Onix Plus para toda a rede de concessionárias. O motivo? Risco de incêndio.

"A General Motors informa que com o intuito de proteger nossos clientes, tomamos a iniciativa de anunciar um recall, e a suspensão de entrega do modelo Onix Plus aos clientes", informou a montadora em comunicado.

Com quase dois meses de vendas, o Chevrolet Onix Plus já teve dois casos de incêndio registrados. O primeiro aconteceu em setembro no pátio da fábrica em Gravataí, no Rio Grande do Sul, e o segundo, já nas mãos de um proprietário, no final de outubro, na cidade de Mirador, no Maranhão.




Em resposta, a General Motors do Brasil respondeu algumas questões relacionadas ao chamado de recall que não estão no comunicado. Todas as unidades do Onix Plus modelo 2020 foram afetadas.

O agendamento estará disponível em toda a Rede Chevrolet e na Central de Relacionamento Chevrolet pelo 0800-702-4200 assim que a atualização de software estiver disponível.

A GM disponibilizará para todos os clientes um veículo reserva alugado até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado. 

O que teria motivado o incêndio? 

Em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor).


O que achou da posição da Chevrolet sobre o ocorrido?

9 visualizações

Av. Ayrton Senna, 120 -Piedade

Jaboatão dos Guararapes/PE

 

ASSISTÊNCIA 24 HORAS

0800 200 2031

0800 941 8282

0800 200 2032

Assistência Residencial e Funerária.

0800 600 2851

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta,

das 08h00 às 17h.

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
NOSSOS TELEFONES

CENTRAL DE ATENDIMENTO

AO ASSOCIADO

(81) 3094.9494

CENTRAL DE AGENDAMENTO

DO RASTREADOR

(81) 9 9163-6409

OUTROS TELEFONES

(81) 98709.2272

(81) 99195.3552

SE PREFERIR CLIQUE NO BOTÃO DE WHATSAPP E FALE DIRETAMENTE CONOSCO.

© 2020 Melhor Proteção. Todos os Direitos Reservados a suas Respectivas Marcas. - Até aqui nos ajudou o Senhor!