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FIAT STRADA: TESTE DE CADA VERSÃO, CAPACIDADE DE CARGA E QUANTO CUSTA MANTER A PICAPE

Utilitário ganhará nova geração em março de 2020; veja a tabela completa de dados, com preços de versões, conteúdos e valores de peças e seguro



Imagens meramente ilustrativas


A Fiat inaugurou o segmento de picapes derivadas de carros compactos em 1978 com a 147 Pickup. A longa história é reconhecida pela liderança nos últimos anos: a Strada detém quase 60% desse mercado.

A Strada atual é uma veterana. Já são 21 anos de mercado com seguidas atualizações sobre a mesma base. O peso da idade surge em detalhes de acabamento e nos ajustes limitados do volante e do banco do motorista, mas é preciso reconhecer que a veterana cumpre seu papel — especialmente se você quiser uma picapinha para trabalho, uma vez que o modelo da Fiat é o único a contar com suspensão traseira por eixo rígido, o que lhe dá maior robustez no fora de estrada e na hora de levar cargas mais pesadas.

Pioneira nas opções com cabine estendida e dupla entre os modelos compactos produzidos em série, a Strada é a única a oferecer uma porta extra para facilitar o acesso à segunda fila das versões para quatro ocupantes. Não é o lugar mais confortável para estar, mas nenhum outro veículo da categoria disponibiliza assentos adicionais por tão pouco.




A maioria das versões é equipada com motor 1.4 Fire flex. O propulsor menor não é ágil: sua aceleração de zero a 100 km/h em 14,1 segundos piora muito quando a picape está carregada e as retomadas não impressionam.

Claro que um veículo de trabalho vai exigir um pouco mais de paciência quando o assunto é desempenho. E não há mais a opção intermediária com o bom motor 1.6 16V.

Quem deseja uma performance mais engajante terá de partir para a Adventure, com imagem aventureira. O 1.8 E.torQ pode somar anos de mercado e não ter recebido a atualização EVO presente no Renegade e companhia. Porém, ainda faz bem seu papel, graças ao bom torque a baixos e médios regimes.

A arrancada até os 100 km/h é bem mais ligeira do que no 1.4 (11,3 s) e o consumo não fica muito distante. A versão mais cara conta ainda com o bloqueio eletrônico do diferencial (Locker), capaz de enviar a maior parte da força para a roda que tem contato com o piso.

O maior senão talvez seja a proximidade da nova geração, prevista para março de 2020






Todas as versões da Strada

Preços e custos apurados em agosto/2019 

Working 1.4 R$ 52.990 Com cabine simples, a versão de entrada da picape compacta da Fiat é voltada para o trabalho. O modelo dispensa luxos: seu principal item de série é o computador de bordo.

Hard Working 1.4 R$ 59.990 (CS) R$ 69.990 (CE) R$ 72.990 (CD) A Hard Working tem três opções de cabine. Essa configuração é equipada com ar-condicionado e direção hidráulica, mas para ter sistema de som, banco do motorista com regulagem de altura e acionamento elétrico de vidros e travas é preciso adquirir o pacote Convenience (R$ 3.200). A carroceria com cabine estendida perde espaço na caçamba para levar mais objetos atrás dos bancos, porém apenas a cabine dupla conta com banco traseiro para dois passageiros — somente a rival VW Saveiro CD é homologada para levar três pessoas atrás. Mas a Fiat compensa a deficiência com um trunfo: a terceira porta do lado direito, algo que facilita (e muito) a entrada dos ocupantes traseiros.

Freedom R$ 64.990 (CS) R$ 76.990 (CD) A Freedom começa com cabine simples, mas também tem opção de cabine dupla. Vem com todos os itens disponíveis na Hard Working e acrescenta faróis de neblina, retrovisores com acionamento elétrico e sistema de som simples. Quem fizer questão da central multimídia deverá pagar R$ 3.300 a mais.

Adventure 1.8 R$ 79.990 Vendida apenas com cabine dupla, a Strada 1.8 Adventure vem bem equipada. Além de tudo que há na Freedom, traz adereços plásticos que reforçam o estilo fora de estrada e pneus de uso misto mais parrudos. Seu único item opcional é o sistema Locker (R$ 4.400), que transfere toda a força do motor para a roda que está em contato com o solo. O equipamento é útil em trechos de terra e lama. Itens de segurança como controle eletrônico de estabilidade e tração só serão implementados na segunda geração da picape compacta. Outro porém é o custo das peças da 1.8, R$ 7.708 — bem mais elevado que o da 1.4.

Fichas técnicas

Fiat Strada 1.4 flex

Motor 1.4 8V, flex, quatro cilindros

Potência (cv) 88 (E) / 85 (G) a 5.750 rpm

Torque (kgfm) 12,5 (E) / 12,4 (G) a 3.500 rpm

Câmbio 5 marchas, manual

Tração Dianteira

Suspensão McPherson (diant.) e Eixo rígido (tras.)

Freios Discos sólidos (diant.) e tambores (tras.)

Direção Hidráulica

Pneus 175/70 R14

Tanque de combustível 58 litros

Peso 1.174 kg

Velocidade Máxima 173 km/h

0 a 100 km/h 14,1 s

Consumo 7,2 km/l (urbano) e 9,4 km/l (rodoviário)

Seguro R$ 2.737

Fiat Strada Adventure 1.8 flex

Motor 1.8 16V, flex, quatro cilindros

Potência (cv) 132 (E) / 130 (G) a 5.250 rpm

Torque (kgfm) 18,9 (E) / 18,4 (G) a 4.500 rpm

Câmbio 5 marchas, manual

Tração Dianteira

Suspensão McPherson (D) / Eixo rígido (T)

Freios Discos sólidos (D) / tambor (T)

Direção Hidráulica

Pneus 205/60 R16

Tanque de combustível 58 litros

Peso 1.253 kg

Velocidade Máxima 179 km/h

0 a 100 km/h 11,3 s

Consumo 7,3 km/l (urb.] e 10,4 km/l (rod.)


Cesta de peças: Retrovisor direito, farol direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, jogo de pastilhas de freio, filtro de óleo do motor e filtro de combustível.

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